Layout do blog

E VAMOS PARA O CAMPEÃO!!!

PRIMEIRO TUDO É FUNCIONAL.

Os aparelhos de ginástica (Musculação, Cross, Funcionais) sem dúvida nenhuma, são imprescindíveis para os treinamentos específicos, adoramos todos, mas uma boa aula requer mais do que isso. Os treinamentos tem que ser baseados em ciência, e isso incluem bases de treinamento (fisiologia, biomecânica, cinesiologia entre outros).

Quando falamos dos treinamentos funcionais, descrevemos exercícios ATÉ COM O PESO DO PRÓPRIO CORPO, sem a necessidade de equipamentos. Não é a carga do aparelho e sim ajustes biomecânicos que dão melhores performances. Então, entendam que uma aula TOP de excelência se constrói com sabedoria da literatura e experiência e não com equipamentos caros. Isso é ilusão de vendedores. A aula necessita mais do que isso precisa de planejamento, periodização, controle e ajustes. Essas são as vertentes que fazem uma aula ser inesquecível e produtiva. Nesta batalha não existe campeão e sim a junção dos dois métodos. Vejo muita gente falando sem bases científicas, para fechar este pensamento, existe alguns ditados que que nos fazem refletir:

“Não julgue o SER HUMANO pela sua roupa”

“Não se pode ter uma FERRARI na mão, se não saber pilotar, pois ela pode te machucar”.

“Os grandes GÊNIOS sempre tiveram poucos recursos mas sempre transformaram a humanidade”.

Transforme sua vida procurando bons professores com conhecimento que lhe tragam excelentes benefícios.

Abraços.

Exercícios Multiarticulares
Por SILMAR ALEXANDRE 1 de abril de 2023
O assunto é o exercício multiarticular! É um método de trabalho mais dinâmico que os treinos convencionais. Isso significa que é caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. O foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo trabalhando as capacidades de força, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio e o sistema cardiorrespiratório. Na academia diversos aparelhos trabalham um músculo por vez e, em geral, os praticantes não precisam pensar muito para realizar os exercícios (não sendo uma regra, mas o mais comum). Os exercícios multiarticulares usam alguns acessórios e apresentam uma complexidade maior. Em alguns exercícios, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao desempenho do equilíbrio, isso faz com que o organismo tenha grandes contribuições, otimizando apresentação de estabilidade para melhora das capacidades.
Por Silmar Alexandre Barbisan 10 de dezembro de 2022
Chamam-se fatores de risco aos que podem facilitar a ocorrência de determinada doença, podendo enumerar vários que estão comprovados na origem do AVC ou AVE, como: ⚠️ Pressão arterial, doenças cardíacas, colesterol e diabetes mellitus. ⚠️ Outros fatores de risco, como tabagismo, obesidade, má alimentação, uso excessivo de bebidas alcoólicas, história de doença vascular anterior e sedentarismo também estão ligados ao surgimento do AVC ou AVE. Portanto, preveni-lo é o melhor tratamento, chegando assim a GRANDE QUESTÃO = "EXERCÍCIO FÍSICO". Estudos apontam o ciclismo como um exercício com alto potencial terapêutico na recuperação de indivíduos com AVC, sendo uma atividade funcional que traz benefícios nas suas reabilitações. (Brown, Nagpal e Chi, 2005). Outro programa eficaz de exercício físico voltado à reabilitação de pacientes com AVC é o treinamento de força.
Por Silmar Barbisan 20 de julho de 2021
A popularização da corrida de rua ocorreu devido a vários interesses, tais como: qualidade de vida, promoção de saúde, estética, integração social, fuga do estresse e busca de atividades prazerosas ou competitivas. Na última década, houve um aumento significativo do número de praticantes em todo o mundo, assim como no Brasil, em especial no estado de São Paulo (CORPORE, 2007). Um dos benefícios do treinamento (exceto o treinamento de sprint) é que ele aumenta o número de capilares de cada fibra muscular, aumentando assim a densidade capilar, reduzindo a distância que uma molécula de oxigênio tem para se difundir. Isso aumenta a taxa de liberação de oxigênio para o músculo e, portanto, as taxas de geração de ATP a partir do sistema aeróbio (NEWSHOLME, LEECH, 1983). Outra consequência do treinamento de endurance é um aumento no volume de sangue total de até 15% (ERIC, TONY, GLENDA, 2006). Em corridas de longa distância se utiliza a resistência de força aeróbia onde os músculos resistem à fadiga com provisão suficiente de oxigênio (BARBANTI, 1997). Podemos definir a técnica como um processo de movimentos, atitudes e posições gerais do indivíduo, que se realizam com uma utilidade determinada. É uma sequência de movimentos baseados na física e na biomecânica (BARBANTI, 1997). Existem diferentes técnicas conforme os esportes e, inclusive dentro de uma mesma especialidade, existem sequências distintas de movimentos que determinam outras técnicas. Abraços
Por Silmar Barbisan 18 de julho de 2021
Como surgiu a expressão “Alimentos Funcionais”. Os alimentos sempre foram utilizados com o intuito de prevenir ou reduzir o risco de doenças, assim às pessoas começaram a incluir nos seus cardápios alimentos que os pesquisadores colocavam como alimentos que teriam ações benéficas no organismo.  O alimento funcional é: “alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde”. Alimentos funcionais e seus benefícios: Peixes (Anchova, sardinha, atum e salmão) – possuem ômega 3, que tem ação anti-inflamatórias e reduz o LDL colesterol. Linhaça – fonte de lignana, que é um composto capaz de auxiliar na prevenção do câncer de mama e no combate dos sintomas da menopausa. Chá verde – possui catequinas que ajudam a reduzir incidências de alguns tipos de câncer, reduzem colesterol e estimulam o sistema imunológico. Vinho tinto, uvas e maçã – possuem resveratrol e quercetina que auxiliam na redução de riscos de doenças cardiovasculares, inibem a formação de coágulos e inflamações. Cebola e alho – possuem alil sulfetos que melhoram o sistema imunológico, reduzem pressão arterial e colesterol. Aveia, centeio, feijão e frutas com casca – fontes de fibras solúveis e insolúveis que reduzem o risco de neoplasia de cólon e melhora o funcionamento intestinal. As fibras solúveis por dar maior saciedade podem ajudar na obesidade e controlar a glicemia. Gengibre – estimulante da secreção gástrica, previne inflamações osteoarticulares e é um termogênico natural. Os alimentos funcionais não são usados para curar doenças, apenas previnem o aparecimento das mesmas. Aproveite as dicas e começe hoje mesmo melhorar sua alimentação, procurando um profissional adequado (Nutricionista).
Mais Posts
Share by: