Como surgiu a expressão “Alimentos Funcionais”. Os alimentos sempre foram utilizados com o intuito de prevenir ou reduzir o risco de doenças, assim às pessoas começaram a incluir nos seus cardápios alimentos que os pesquisadores colocavam como alimentos que teriam ações benéficas no organismo.
O alimento funcional é: “alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde”. Alimentos funcionais e seus benefícios:
Peixes (Anchova, sardinha, atum e salmão) – possuem ômega 3, que tem ação anti-inflamatórias e reduz o LDL colesterol. Linhaça – fonte de lignana, que é um composto capaz de auxiliar na prevenção do câncer de mama e no combate dos sintomas da menopausa.
Chá verde – possui catequinas que ajudam a reduzir incidências de alguns tipos de câncer, reduzem colesterol e estimulam o sistema imunológico.
Vinho tinto, uvas e maçã – possuem resveratrol e quercetina que auxiliam na redução de riscos de doenças cardiovasculares, inibem a formação de coágulos e inflamações.
Cebola e alho – possuem alil sulfetos que melhoram o sistema imunológico, reduzem pressão arterial e colesterol.
Aveia, centeio, feijão e frutas com casca – fontes de fibras solúveis e insolúveis que reduzem o risco de neoplasia de cólon e melhora o funcionamento intestinal. As fibras solúveis por dar maior saciedade podem ajudar na obesidade e controlar a glicemia.
Gengibre – estimulante da secreção gástrica, previne inflamações osteoarticulares e é um termogênico natural.
Os alimentos funcionais não são usados para curar doenças, apenas previnem o aparecimento das mesmas. Aproveite as dicas e começe hoje mesmo melhorar sua alimentação, procurando um profissional adequado (Nutricionista).